Realidade virtual na educação: como utilizar a tecnologia na aprendizagem

16 novembro, 2018

A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface com aplicações em um ambiente virtual. Já é bastante conhecida na área de entretenimento e vem ganhando espaço na área da educação.

Esta tecnologia possibilita imesões realísticas em laboratórios, espaços geográficos, plantas, contribuindo para um melhor entendimento do conteúdo. Além de uma aproximação da realidade profissional. Isto é realizado através de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Mas ainda sim toda a esxperiência é imersiva e muito realista.

Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário. A Realidade Virtual na aprendizagem tem impactos significativos, pois proporcionam ao aluno uma imersão ao espaço de conhecimento e uma vivencia mais próxima do “real”. Para experimentar a RV o aluno precisa ter um celular e um óculos chamado cardboard.

SAGAH na Realidade Virtual

A SAGAH está começando a implementar a RV nas Unidades de Aprendizagem e atualmente uma UA já utiliza da tecnologia.

Vídeos 360° são exemplos da utilização de Realidade Virtual, um deles está presente em nossa UA Procedimentos Estéticos Faciais e Corporais.

Em cursos de Engenharia Civil, é comum os professores levarem os alunos a visitas de campo. Porém, quando se trata de mostrar grandes obras estruturais, nem sempre a cidade da IES comporta esse tipo de construção. A SAGAH utilizou RA para simular um passeio por uma ponte de grande porte.

Por meio dessa tecnologia educacional, o espaço físico deixa de ser um problema e o estudante, de qualquer região, a qualquer tempo, tem a oportunidade de aprender sobre os elementos construtivos de uma ponte. Basta usar os óculos de realidade virtual e em seguida fazer uma imersão no cenário 3D. Ao passear pela ponte, é possível aprender, por exemplo, sobre as vigas longarinas e transversinas, que fazem parte de sua mesoestrutura. Para baixar o aplicativo basta acessar o link da google store.

Leia mais:

Realidade aumentada na educação: veja quais UA’s usam da tecnologia

Peer to peer: aprendizagem a partir da interação entre alunos


Compartilhar

RELACIONADOS