Professor conteudista: qual o papel dele na metodologia ativa?

15 outubro, 2018

Ser um professor em 2018 está cada vez mais desafiador. Isto porque estar atento às mudanças na educação e se adequar conforme as tecnologias dominam as salas de aula é essencial para um ensino atrativo. Na SAGAH, é o professor conteudista que dissemina o conhecimento na metodologia ativa.

Nossas Unidades de Aprendizagem (UA) são construídas pelas mãos destes profissionais. De forma clara e objetiva eles apresentam ao aluno um material que instigue a aprendizagem ativa e o protagonismo do estudante.

Ronei Stein é um professor conteudista SAGAH. Ele é formado em Engenharia Ambiental, mestre em Engenharia Civil e Preservação Ambiental e no momento é também doutorando em Engenharia de Minas e Metalurgia. Começou a produzir conteúdo para SAGAH em 2016 e foi sua primeira vez na construção de material na metodologia ativa e ensino híbrido.

“Além de boa para os alunos, esta metodologia também é ótima para os professores, pois somos desafiados a utilizar a criatividade. Sempre me pergunto: caso eu fosse o aluno, como eu gostaria de aprender determinado assunto. Afinal, de que forma o conteúdo pode se tornar mais interessante?”, conta Ronei.

Cinthia Louzada é formada em Direito e atua desde 2017 como professora conteudista SAGAH. Ela já produzia conteúdos para a educação a distância desde 2013, mas foi sua primeira experiência em um projeto como o nosso: com conteúdo pré-estabelecido.

Ela acredita que o diferencial do professor conteudista é conhecer a aplicação prática dos conteúdos que irá ensinar. Sempre considerando cada contexto profissional, já que é sobretudo é disso que se trata o conteúdo SAGAH. “É preciso contextualizar os temas sobre sua aplicação na prática, a fim de auxiliar os alunos na compreensão do que está sendo estudado”, completa Cinthia.

Foto: Pexels

Como ser um professor conteudista

A SAGAH busca sempre novos professores para criar conteúdo de qualidade para disponibilizar às instituições de ensino superior. Para o desenvolvimento das disciplinas, formadas por unidades de aprendizagem, os professores autores recebem uma capacitação online com a equipe SAGAH. Posteriormente, o profissional está apto a produzir conteúdos. Na capacitação, é desenvolvida a primeira Unidade de Aprendizagem (UA) e é aprovada pela equipe.

Sempre após a produção de uma UA, o conteúdo passa por uma revisão metódologica e por uma revisão teórica/técnica. “A melhor parte é a correção do material por um coordenador. Pois neste ponto, temos uma validação técnica do conteúdo, além de claro, possíveis apontamentos de erros que possam ter surgido”, afirma Ronei.

Quer ser um professor conteudista? Clique aqui e cadastre-se!

Como o professor conteudista atua

Primeiramente, para criar o conteúdo o professor deve conhecer os objetivos, e depois definir quais objetos de aprendizagem abordarão cada objetivo. Em seguida, cumpridas estas etapas, o professor pode dedicar-se ao processo criativo de produção com mais eficiência. Além da própria criatividade, está à disposição dos professores conteudistas a Biblioteca A.

Conteúdo Sagah é base para alunos provocarem impacto social

Sala de aula invertida: quais as diferenças com a sala de aula tradicional


Compartilhar

RELACIONADOS