Melhores Práticas SAGAH: tutoria personalizada para alunos com dificuldade de aprendizagem

6 dezembro, 2018

A SAGAH promoveu a primeira edição do Prêmio Melhores Práticas, que teve como objetivo conhecer e premiar histórias inspiradoras promovidas por professores em sala de aula, por meio da nossa metodologia e/ou conteúdo. Foram três cases premiados, e você vai conhecer abaixo o 1º lugar, conquistado pelo Professor Gilson Aparecido Castadelli, do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (UNIFIO).

O projeto vencedor foi apresentado e executado pelo Prof. Gilson, que também é coordenador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA), e pela tutora Daiane Cristina Vieira.

O case consistiu em uma tutoria personalizada para um aluno que estava com dificuldades em acompanhar as atividades das Unidades de Aprendizagem SAGAH.

Olhar do professor

A partir do contato da mãe de um aluno, relatando a dificuldade do filho em interpretar sozinho os conteúdos das UA’s, Gilson e Daiane tomaram ciência da situação do discente, que estava desmotivado e pensando em desistir da disciplina. O aluno tem 22 anos e é acometido de paralisia cerebral. O quadro foi identificado logo após o nascimento e afetou o lado esquerdo do cérebro. O quadro comprometeu diretamente a parte cognitiva do aluno. No início do ano letivo o aluno apresentava certa resistência para trabalhar com a metodologia proposta e também com as Unidades de Aprendizagem. O estudante acreditava que os conteúdos exigiam maior empenho acadêmico fora da sala de aula – momentos intensificados pela sala de aula invertida.

Foi nesse momento, logo no início do semestre, que foi instituída a tutoria de acompanhamento de desempenho realizada pela tutora Daiane.

Foto: Arquivo Pessoal

A tutora acompanhava o aluno por videoconferência, auxiliava no estudo das UA’s, desenvolvia mapas mentais para reforço dos conteúdos e relacionava com as disciplinas estudadas. No primeiro semestre, foi elaborado um material em PowerPoint, onde os exercícios foram extraídos da UA em estudo para que o aluno pudesse fazer a leitura em fontes maiores, devido a um problema de visão. Já no segundo semestre, houveram outras melhorias no suporte ao aluno, como orientações para a realização do “Desafio” da UA e a busca por palavras e seus significados para um melhor desenvolvimento da linguagem e vocabulário.

Ainda, foi desenvolvido um mapa mental com a ferramenta GoConqr, para que o aluno pudesse relatar o que aprendeu sobre a UA estudada e, por fim, houve a aplicação de um Kahoot, plataforma de aprendizagem baseada em jogos com testes de múltipla escolha.

O atendimento de tutoria personalizada proporcionou ao aluno um desenvolvimento contínuo em seu processo de aprendizagem e os relatórios emitidos pela SAGAH demostram este crescimento.

Olhar do aluno

Sobre sua experiência, o aluno conta: “Antes da tutoria eu apresentava muita dificuldade em interpretar os exercícios propostos, pois não sabia como realizá-los. Depois que comecei a ter o atendimento personalizado, consegui interpretar os exercícios com mais facilidade e passei a ter maior entendimento dos conteúdos. Além disso, com todos os recursos disponibilizados, comecei a me organizar melhor para realizar as UA’s, pois comecei a gostar da matéria. As explicações, tanto da tutora quanto da UA, são excelentes pois são atualizadas de forma que eu possa obter uma melhor compreensão e, consequentemente, chegar na resposta. Com a tutoria tenho um amplo conhecimento e absorção dos assuntos abordados nas unidades e, quando tenho alguma dúvida, a tutora se coloca à disposição para esclarecê-la”.

Resultados

Durante o primeiro semestre, o aluno tinha uma média no semestre somente na realização das Unidades de Aprendizagem de 6,5 que, após passar pelo processo de tutoria e acompanhamento da tutora Daiane, subiu para 8,4. Acreditamos que todo este trabalho de acompanhamento e atenção ao aluno realmente gerou um impacto significativo na aprendizagem deste aluno. Muito provavelmente sem o trabalho de tutoria o aluno teria evadido.

Veja quem foram os outros vencedores do concurso:

Descubra os vencedores do Prêmio Melhores Práticas SAGAH


Compartilhar

RELACIONADOS