Sala de aula invertida: quais as diferenças com a sala de aula tradicional

28 setembro, 2018

Por que utilizar a sala de aula como local de exposição de conteúdo? Já pensou nela como um local de discussões e troca de conhecimento? Esta é a proposta da sala de aula invertida. O conceito é que os alunos aprendam o conteúdo em casa e no momento presencial, participem de atividades diversificadas. Tudo isso estruturado a partir do conceito de metodologia ativa.

Diferenças entre a sala de aula invertida e a tradicional

A principal diferença entre as duas formas de aprendizagem é que na sala de aula tradicional, a realização de atividades e exercícios são direcionados pelo professor. No caso da sala de aula invertida os alunos ficam em grupos de trabalho discutindo o que já foi estudado fora da sala de aula. Assim o professor tem um papel de facilitador e mediador, fomentando a discussão e não de protagonista.

Foto: Pexels

O que fazer em sala de aula

Os encontros presenciais tornam-se um espaço para os alunos trabalharem com problemas, avançarem conceitos e se envolverem na aprendizagem colaborativa. Por outro lado, os alunos com dificuldades de aprendizagem caminham em ritmo próprio, participando destes mesmos grupos colaborativos. As trocas e debates são muito ricos para a aprendizagem.

Vantagens

A vantagem de inverter a sala de aula é a autonomia que é dada ao aluno. Nesse sentido, eles vivenciam os problemas e discutem a melhor forma de resolvê-los. Usam na atividade prática o entendimento de conceitos e definições.

Em comparação com um espaço de sala de aula tradicional (um aluno atrás do outro), este não promove uma interação colaborativa entre os alunos, fazendo com que eles não se enxerguem e dificultando a interação e a comunicação em um debate, por exemplo. Na sala de aula invertida, são explorados espaços com mesas redondas e que facilitem as discussões e dinâmicas da metodologia ativa.

Metodologia ativa: o que é e quais as diferenças com o método tradicional de ensino

O papel essencial do professor no EAD


Compartilhar

RELACIONADOS