
A Geometria foi desenvolvida a partir da necessidade humana. Construir casas, templos e monumentos, navegar, calcular distâncias e medir terras. Seus registros estão presentes em todas as civilizações.
Babilônios, egípcios, gregos, chineses, romanos, hindus, árabes utilizaram as formas geométricas no seu dia-a-dia.
Os conceitos e propriedades começaram a adquirir a forma com as investigações de Tales, que viveu por volta de 600 anos antes de Cristo, ganharam força nas escolas de Pitágoras, Aristóteles e Platão, e foram organizados, pela primeira vez, por Euclides, um matemático da escola de Alexandria que viveu por volta de 300 anos antes de Cristo. Por essa razão, a Geometria plana também é chamada de “Geometria Euclidiana“.
A geometria euclidiana ocupa-se do estudo das formas e das ligações algébricas conectadas a elas. Fundamenta-se na ideia intuitiva de ponto, sendo que a partir dele formam-se as ideias de retas e planos. As retas e os planos nada mais são que um conjunto de pontos, sem limitar-se a um fim, ou seja, são infinitos em ambas as direções.
Dentro do contexto da geometria plana estudam-se as formas geométricas planas tais como quadrado, triângulo, retângulo, losango, círculo, trapézio, paralelogramo, ou seja, polígonos regulares e irregulares, todas as suas propriedades e todas as relações existentes entre eles.
Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição.
Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são suficientes para determinar uma reta, ou ainda um ponto e a inclinação da mesma.
Plano: Conjunto infinito de retas. Três pontos são suficientes para determinar um plano.



Semi-reta: Sai de um ponto determinado e se prolonga indefinidamente.
Segmento de reta: Trecho de reta que se inicia em um ponto determinado e tem fim em outro ponto determinado. Não se prolonga indefinidamente.
Ângulo: Formado pela união de semi-retas, ou mesmo por segmento de retas.
Existem três unidades de medidas de ângulos: graus (º), radianos (rad) e grados (gr). A correspondência entre essas medidas é a seguinte:
180º = π rad = 200 gr
A medida de graus ainda é subdividida em minutos (‘) e segundos (“), na base hexadecimal.
1º = 60‘ = 3600“
$$ 30º = { π \over 6rad } $$
$$ 60º = { π \over 3rad } $$
$$ 35,26º = 35º 15′ 36″ $$
$$ 45 = { π \over 4rad } $$
$$ 90º = { π \over 2rad } $$
$$ 49,60º = 49º 36′ 00″ $$
Veja na ilustração a seguir diferentes tipos de ângulos:
Se a soma de dois ângulos resulta:
90º, dizemos que os ângulos são complementares;
180º, dizemos que os ângulos são suplementares.
Estando nesta configuração, cada par de ângulos recebe um nome, a saber:
Correspondentes*: (α, α’), (β, β’), (γ, γ’), (δ, δ’);
Alternos internos*: (γ, α’), (δ, β’);
Alternos externos*: (α, γ’), (β, δ’);
Colaterais internos**: (δ, α’), (γ, β’);
Colaterais externos**: (α, δ’), (β, γ’);
Opostos pelo vértice (o.p.v.)*: (α, γ); (β, δ); (α’, γ’); (β’, δ’).
* ângulos congruentes
** ângulos suplementares
Triângulos são figuras geométricas planas formadas por três pontos, chamados vértices e a união das semi-retas que unem esse três pontos.
É uma figura de três lados e que possui três ângulos.
Equilátero:
possui os três lados (e consequentemente os três ângulos) iguais (congruentes).
Isósceles:
possui dois lados iguais. O terceiro lado é chamado base. Os ângulos formados pela base com os lados são iguais.
Escaleno:
não possui nenhum lado (consequentemente nenhum ângulo) igual.

Possui três ângulos internos agudos;

Possui um ângulo interno obtuso;

Formado por um ângulo interno reto.
Veja algumas especificações:
Definição: Dados dois triângulos (ΔABC e ΔDEF), dizemos que estes são semelhantes se, e somente se, estes são formados pelos mesmos ângulos internos. Observado isso, podemos afirmar ainda que:
$$ { AB \over DE } = { AC \over DF } = { BC \over EF } = k $$
Ângulo – ângulo (AA): Se dois ângulos são iguais, o terceiro também será. Logo, os triângulos são semelhantes.
Lado – ângulo – lado (LAL): Dados dois triângulos, sendo dois lados de um triângulo proporcionais a dois lados do outro triângulo e o ângulo entre estes lados semelhante nas duas formas geométricas, concluímos que os triângulos são semelhantes.
Lado – lado – lado (LLL): Dados dois triângulos cujos três lados de um são proporcionais aos três lados do outro, conclui-se que estes triângulos são semelhantes.
Dadas retas paralelas interceptadas por duas transversais, podemos afirmar, segundo Tales, que existe uma proporcionalidade entre os trechos interceptados.
$$ {AB \over DE} = {BC \over EF} = {AC \over DF} $$
Todo triângulo possui três de cada um destes elementos, sempre relativo a cada vértice, a cada lado ou ainda a cada ângulo.
Segmento que une o vértice ao ponto médio do lado oposto.
Divide o lado em duas partes iguais.
As medianas concorrem no ponto G, chamado de baricentro.
Segmento que parte do vértice e divide o respectivo ângulo interno em duas partes iguais. Divide o ângulo interno em dois ângulos iguais.
As bissetrizes concorrem no ponto I, chamado de incentro.
Observe ainda que o incentro é o centro da circunferência inscrita (“escrita dentro”) ao triângulo.
Assista ao vídeo e entenda melhor:
Segmento perpendicular (“que forma um ângulo reto”) ao lado do triângulo, e passa ainda pelo seu ponto médio. é perpendicular ao lado e divide o mesmo em duas partes iguais. Não confundir com mediana!
As mediatrizes concorrem no ponto O, chamado de circuncentro. Observe ainda que o circuncentro é o centro da circunferência circunscrita ao triângulo.
Segmento que une o vértice ao lado oposto e é perpendicular à este lado. Sai do vértice e forma 90º com o lado oposto.
As alturas concorrem no ponto H, chamado de ortocentro.
Realize o desafio a seguir no seu caderno de estudos:
Os triângulos AHB e AHC são semelhantes, então podemos estabelecer algumas relações métricas importantes, veja a seguir.
O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo.
“A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”
$$ a^2 = b^2 + c^2 $$
Estabelecem uma relação entre os ângulos (seno (sen), cosseno (cos) e tangente (tg)) e os lados de um triângulo retângulo.
*sempre em relação ao ângulo em estudo. (Ex.: oposto à α adjacente à α.)
A lei dos senos estabelece uma relação entre os lados de qualquer triângulo e seus ângulos opostos, através do valor dos senos.
Veja a seguir e entenda melhor:
A lei dos co-senos estabelece uma relação entre os lados de qualquer triângulo e seus ângulos, através do valor dos co-senos.
Veja a seguir e entenda melhor:
Verifique os valores na tabela a seguir:
Circunferência é o conjunto de todos os pontos que estão a exatamente uma determinada distância de um ponto dado do mesmo plano chama-se circunferência.
Corda: Qualquer segmento interno a circunferência com extremidades em dois pontos pertencentes à mesma.
Diâmetro: Qualquer corda da circunferência que contenha o centro da mesma. É a maior corda da circunferência.
Raio: Qualquer segmento que liga o centro a um ponto qualquer da circunferência. $$ (D = 2.R) $$
Arco: É uma parte da circunferência, definida por um ângulo central ma(AB) e um comprimento m(AB) (determinado por dois pontos da circunferência).
Comprimentos da Circunferência (C): Dada uma circunferência de raio r, o perímetro (comprimento) da mesma é: $$ C = 2. π .r $$
Verifique o exemplo prático a seguir;
Comprimento Arco de circunferência (L): Dado um arco de circunferência (AB) representado pelo ângulo α, fazendo uma regra de três temos: $$ L = π .r. α / 180º $$
Veja como determinar a área de um triângulo utilizando a medida de seus lados:
No caso especial em que b = h temos um quadrado (todos os lados iguais). Chamando o lado do quadrado de L, temos:
$$ Aˆ2 = \sqrt 2 $$
Os lados são paralelos e de igual tamanho dois a dois. Os ângulos entre os lados dependem das medidas dos lados. Apesar de ser a mesma fórmula do retângulo, deve-se atentar que h neste caso não é a medida do lado da figura, mas sim perpendicular à base.
É um caso especial de paralelogramo, onde além da disposição paralela os lados são iguais. E, ainda, as diagonais são perpendiculares, porém os lados não paralelos não são perpendiculares entre si.
É um caso especial de paralelogramo, onde além da disposição paralela os lados são iguais. E, ainda, as diagonais são perpendiculares, porém os lados não paralelos não são perpendiculares entre si.
O conjunto de todos os pontos que estão até uma determinada distância de um ponto dado do mesmo plano chama-se círculo.
Utilizando o princípio da superposição de áreas, basta fazer a área do círculo maior menos a do círculo menor.
$$ A = π ( R^2 - r^2 ) $$
É a área de um pedaço do círculo, representado pelo ângulo . Similar ao cálculo do comprimento de arco de circunferência, fazemos uma regra de três:
O segmento circular é a área delimitada por uma corda e por um arco de circunferência. Na figura, está representada pela área hachurada em verde. Observa-se que este segmento é obtido pela subtração do triângulo isósceles POQ do setor circular de centro O e arco PQ.
$$ A_{segmento} = A_{setor} - A_{triângulo} $$ $$ A_{segmento} = { π^2 . r^2 . θ \over 360º } - { r^2 sen θ \over 2 } $$
A soma dos ângulos internos de um polígono qualquer depende do número de lados que este possui. A soma dos ângulos internos de um n – ágono é dada por:
S = (n - 2).180º
É um polígono de 5 lados. Por ser regular tem todos os lados iguais e os ângulos internos também. Sua área pode ser calculada pela composição da de um triângulo isósceles e da de um trapézio igualmente isósceles.
Um polígono de 6 lados. Como é regular, também possui todos os lados e ângulos internos iguais. Facilmente observa que o mesmo é composto por 6 triângulos equiláteros. Logo, a área do hexágono de lado L é dada por
$$ A = 6.{ L^2 . \sqrt 3 \over 4 } $$O nome dos polígonos é dado de acordo com o número n de lados.